Imprimir

Projetos

Data de publicação .

2016 - Atual 


Percursos: trajetórias profissionais de egressos do Curso Superior de Administração Pública (CSAP) da Escola de Governo (EG) da Fundação João Pinheiro (FJP). 

Descrição: Este projeto de pesquisa, primeiramente, pretende reconstruir e analisar as trajetórias profissionais de egressos do Curso Superior de Administração Pública (CSAP) da Escola de Governo (EG) da Fundação João Pinheiro (FJP), conhecidos como Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG). Além disso, ele objetiva observar, em meio a esse processo de reconstrução e análise de trajetórias, se há variações significativas de percurso profissional por classe, gênero, raça e coorte, e, caso haja, identificar quais variações seriam essas e elencar hipóteses sobre o que estaria na origem dessas variações. Por fim, o projeto almeja compreender porque a taxa de evasão da carreira é tão alta, equivalente a pouco menos de 36%, a despeito de todos os incentivos existentes para se permanecer na carreira. Do ponto de vista metodológico, inicialmente, será feito um recenseamento dos EPPGG, com base em dados disponíveis na própria EG/FJP, no Núcleo de Gestão da Carreira da Secretaria de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (SEPLAG/MG) e no Portal da Transparência do Estado de Minas Gerais. Considerando que o número é relativamente pequeno (são 878 ao todo), isso é possível. Em seguida, com base nos dados do censo, serão definidas, por um lado, as entrevistas em profundidade a serem realizadas (roteiros de entrevistas e sujeitos a serem entrevistados). Vale dizer que essas entrevistas serão realizadas e processadas de acordo com os preceitos teórico-metodológicos da história oral e se concentrarão sobre as trajetórias de trabalho. Por outro lado, também com base nos dados do censo, serão identificados os EPPGG que evadiram da carreira, com o intuito de tentar localizá-los. Um questionário semi-estruturado será encaminhado para eles, sendo que tal questionário terá como foco a evasão, o que inclui os motivos que a conformaram e os destinos profissionais posteriores. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Alunos envolvidos: Graduação: (1). 

Integrantes: Marina Alves Amorim - Coordenador / Ana Paula Salej Gomes - Integrante / Letícia Godinho de Souza - Integrante / Max Melquiades da Silva - Integrante / Maria José Nogueira - Integrante / Cláudia Beatriz de Lima Nicácio - Integrante / Cláudio Burian Vanderley - Integrante / Júnia Alves de Lima - Integrante / Rosânia Rodrigues de Sousa - Integrante / Rútila Maria Soares Gazzinelli Cruz - Integrante / Kamila Pagel de Oliveira - Integrante / Maria Isabel Araújo Rodrigues - Integrante. 

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

 

 

2016 - 2018


Mulheres do Campo de Minas Gerais: trajetórias de vida, de lutas e de trabalho com a terra.

Descrição: Este projeto pretende reconstruir e analisar as trajetórias de vida, de lutas e de trabalho com a terra de um grupo de mulheres do campo de Minas Gerais, elaborando, a partir desse esforço de reconstrução e análise: uma biografia coletiva dessas mulheres, em formato de um livro (boneca), de um conjunto de materiais didático-pedagógicos para a educação básica (bonecas) e de um filme a ser anexado ao livro em um encarte, com o intuito de lhes dar visibilidade pelo viés do trabalho (bonecas); um relatório técnico para a Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Minas Gerais (SEDA/MG), relatório técnico esse que ajude o Governo do Estado a fomentar políticas públicas que atendam às reais necessidades das mulheres do campo; uma proposta de trabalho, tendo em vista a publicação, a distribuição e a divulgação do livro com o filme e da coleção de materiais didático-pedagógicos para a educação básica elaborados; uma proposta de trabalho, visando a musealização das coleções privadas de objetos de trabalho das mulheres biografadas e a promoção de uma exposição museológica que apresente ao público essas coleções.

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (1).

Integrantes: Marina Alves Amorim - Coordenador / Ana Paula Salej Gomes - Integrante / Letícia Godinho de Souza - Integrante / Maria José Nogueira - Integrante / Nícia Raies Moreira de Souza - Integrante / Vera Lígia Costa Westin - Integrante / Mariana de Lima Campos - Integrante / Mariana Patrus Ananias - Integrante / Marina Coimbra - Integrante / Fabíola Paulino - Integrante.

Financiador(es): Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

Site: http://mulheresdocampo.fjp.mg.gov.br/

 

 

2015 - Atual


Zika, neglected diseases and gender in Brazil: Challenges for global health

Descrição: The current Zika outbreak is a gender problem. Women (particularly those from poor backgrounds) face a disproportionate risk relating to infection during pregnancy and to the suggested links between Zika and microcephaly in newborns. Zika also reproduces gender inequalities by exacerbating the vulnerabilities of women (such as insufficient access to reproductive health services). This project applies a gender lens to the current Zika outbreak. It provides a 'bottom-up' perspective into the framing of Zika/microcephaly is a problem, exploring how this is being translated into the definition of policy responses. The research asks how Brazilian policymakers and civil society actors are making sense of the outbreak, looking in particular at how maternal health and reproductive rights (such as access to birth control and abortion rights) are being addressed in public debates. This study will address the current Zika outbreak against the background of systemic failures by global health governance when dealing with neglected tropical diseases and their disproportionate impacts upon women.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Maria José Nogueira - Integrante / Denise Nacif Pimenta - Coordenador / João Nunes - Integrante.