Pesquisas cient├şficas e desenvolvimento de pol├şticas e projetos na ├írea de seguran├ža p├║blica

Data de publica├ž├úo | Data de atualiza├ž├úo .

Temas:
  • Pol├şticas P├║blicas
  • Seguran├ža P├║blica
Descri├ž├úo:

ÔÇó Concep├ž├úo e desenvolvimento de pesquisas aplicadas voltadas para subsidiar a atua├ž├úo estatal no provimento de seguran├ža p├║blica e justi├ža, e para a produ├ž├úo gen├ęrica de conhecimento no campo social da seguran├ža p├║blica, justi├ža criminal e seus correlatos.
ÔÇó Desenho, monitoramento e avalia├ž├úo de pol├şticas e projetos para os tr├¬s n├şveis de governo da federa├ž├úo brasileira nas ├íreas de viol├¬ncia, criminalidade, seguran├ža p├║blica e justi├ža criminal.

Produ├ž├Áes e Publica├ž├Áes
Anuários e Boletins

Os Anu├írios de Informa├ž├Áes Criminais e os Boletins de Informa├ž├Áes Criminais disponibilizaram a estat├şstica oficial de criminalidade do estado de Minas Gerais entre os anos de 2004 e 2010. Produzidos pelo N├║cleo de Estudos em Seguran├ža P├║blica da Diretoria de Pol├şticas P├║blicas da Funda├ž├úo Jo├úo Pinheiro, em parceria com a Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais, sistematizaram as informa├ž├Áes de ocorr├¬ncias policiais produzidas pela Pol├şcia Militar e pela Pol├şcia Civil de Minas Gerais.

A partir de 2011, as estat├şsticas criminais de Minas Gerais passaram a ser mensuradas pela Secretaria de Defesa Social e est├úo publicadas no endere├žo https://www.seds.mg.gov.br

Anuários

Boletins

2010 Nº 15 (1º Trim)

2009 N┬║ 12 (1┬║ Trim) N┬║ 13 (2┬║ Trim) N┬║ 14 (3┬║ Trim)

2008 N┬║ 09 (1┬║ Trim) N┬║ 10 (2┬║ Trim) N┬║ 11 (3┬║ Trim)

2007 Nº 07 (1º Trim) Nº 08 (2º Trim)

2006 Nº 05 (1º Trim) Nº 06 (2º Trim)

2005 Nº 03 (1º Trim) Nº 04 (2º Trim)

2004 Nº 01 (1º Trim) Nº 02 (2º Trim)

Trabalhos Publicados

Relat├│rios de Pesquisa
  • Plano de Desenvolvimento Integrado da regi├úo do Vale do Jequitinhonha - dimens├úo Seguran├ža P├║blica. 2017. Relat├│rio de pesquisa. Descri├ž├úo: Elabora├ž├úo de plano de desenvolvimento integrado (diagn├│sticos e propostas de interven├ž├úo) para os munic├şpios da regi├úo do Vale do Jequitinhonha (MG), no que diz respeito ├á dimens├úo ÔÇťseguran├ža p├║blicaÔÇŁ. Financiador: CEMIG ÔÇô Coopera├ž├úo T├ęcnica.
  • Parceria P├║blico-Privada no Sistema Prisional: a experi├¬ncia de Minas Gerais. 2016. Relat├│rio de pesquisa. Descri├ž├úo: Projeto de pesquisa cujo objetivo foi a an├ílise do est├ígio de desenvolvimento institucional da parceria p├║blico-privada no sistema prisional a partir da experi├¬ncia do Estado de Minas Gerais. Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Cient├şfico e Tecnol├│gico ÔÇô CNPq.
  • Pensando a Seguran├ža P├║blica - Homic├şdios no Brasil. 2016. Relat├│rio de pesquisa. Descri├ž├úo: Projeto de pesquisa cujo objetivo foi compreender, comparativamente, como os distintos atores sociais e do sistema de seguran├ža p├║blica e justi├ža criminal entendem, em n├şvel local, o fen├┤meno dos homic├şdios dolosos, bem como seus fatores de risco e as respostas dadas pelo governo federal, estadual e municipal nos munic├şpios de Belo Horizonte, Betim, Contagem, Governador Valadares, Juiz de Fora, Ribeir├úo das Neves, Uberl├óndia (MG) e Campinas, Guarulhos e S├úo Paulo (SP). Institui├ž├Áes Parceiras: UFMG/CRISP e Instituto Sou da Paz. Financiador: Minist├ęrio da Justi├ža.
  • Seguran├ža P├║blica e encarceramento no Brasil: articula├ž├Áes e tens├Áes entre pr├íticas e pol├şticas. 2016. Relat├│rio de pesquisa. Descri├ž├úo: Projeto de pesquisa cujos objetivos foram investigar as articula├ž├Áes, tens├Áes e correla├ž├Áes entre o sistema de seguran├ža p├║blica e assuntos penitenci├írios no Brasil, por meio da an├ílise de dados secund├írios da seguran├ža p├║blica e do sistema penitenci├írio dos 27 estados do Brasil, bem como realizar uma pesquisa em profundidade em 3 estados (S├úo Paulo, Minas Gerais e Pernambuco), sobre este mesmo tema, a partir de dados prim├írios. Institui├ž├Áes Parceiras: UFSCar, UNIFESP, UFABC e UFPE. Financiador: Minist├ęrio da Justi├ža.
  • An├ílise dos Programas e das A├ž├Áes de Policiamento Comunit├írio na Pol├şcia Militar de Minas Gerais (1980-2010). 2015. Relat├│rio de pesquisa. Descri├ž├úo: Projeto de pesquisa cujo objetivo foi a realiza├ž├úo de um diagn├│stico acerca dos programas existentes e das pr├íticas de policiamento comunit├írio implementados na Pol├şcia Militar de Minas Gerais. Financiador: Funda├ž├úo de Amparo ├á Pesquisa do Estado de Minas Gerais ÔÇô FAPEMIG.
Unidade Administrativa Responsável:

Diretoria de Pol├şticas P├║blicas┬á/ N├║cleo de Estudos em Seguran├ža P├║blica - Nesp

Contato:

Amanda Mátar de Figueiredo