Imprimir

FJP apresenta resultados do Projeto Percursos: Trajetórias Profissionais de Egressos do Csap/EG/FJP

Data de publicação .

 

Iniciativa traça perfil dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental, servidores do Estado de Minas Gerais formados na instituição

 

No próximo dia 8 de maio a Fundação João Pinheiro (FJP) irá apresentar o Projeto Percursos: Trajetórias Profissionais de Egressos do Csap/EG/FJP. O evento será dividido em dois períodos: às 10h, no restaurante do campus Pampulha da FJP (Alameda das Acácias, 70, 2º andar - São Luiz), a abertura da exposição fotográfica Percursus, e o lançamento do livro Histórias de Gestores Governamentais; e às 13h30, no auditório Jussara Seixas (5º andar), o seminário de apresentação dos resultados do projeto.

 

Desenvolvido pela FJP com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), o projeto buscou traçar um perfil dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), reconstituir e analisar suas trajetórias e as variações de percurso profissional por classe, gênero e raça, além de medir e compreender a evasão de estudantes do Csap e dos egressos da carreira.

 

Avaliação institucional - O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) do Ministério da Educação (MEC) avalia dez dimensões de um curso superior, sendo a nona delas a política para estudantes e egressos. Em relação aos egressos, o que conta é, sobretudo, a inserção profissional, pois sua perspectiva é um caminho possível e fecundo para avaliar determinado curso, exercício realizado pela FJP por meio deste projeto.

 

Curso - Criada em 1992, a Escola de Governo (EG) da Fundação João Pinheiro oferece o curso de graduação em Administração Pública (Csap), vinculado ao concurso público para a carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG).

 

Aprovados na primeira etapa por meio de nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - modo de seleção adotado em 2016 - os candidatos ingressam no Csap, que tem duração de quatro anos e, após formados, recebem o título de administradores públicos.

 

O egresso do curso toma posse como EPPGG, servidor público estadual vinculado à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, e é lotado em um dos órgãos da administração direta, indireta, autárquica e fundacional.

 

Atribuições - Cabe ao profissional Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental a formulação, supervisão e avaliação de políticas públicas, bem como o exercício de atividades relacionadas às áreas de planejamento e avaliação, administração financeira e orçamentária, contabilidade, modernização da gestão, racionalização de processos, gestão e tecnologia da informação, recursos logísticos, recursos materiais, recursos humanos e administração patrimonial.

 

Por Débora Drumond 

Assessoria de Comunicação | Fundação João Pinheiro

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  | www.fjp.mg.gov.br

Informações para a imprensa: (31) 3448-9561 | 3448-9588

--------