Imprimir

Comunidade promove aula sobre inova√ß√£o na gest√£o p√ļblica

Data de publicação .

 

 

 

 

Fonte: Seplag

A frente de Fomento √† Inova√ß√£o da Comunidade de Simplifica√ß√£o promoveu, no dia 15 de mar√ßo, uma aula te√≥rico-pr√°tica sobre Inova√ß√£o na Gest√£o P√ļblica para alunos da Escola de Governo da Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro (FJP). A atividade foi realizada em parceria com o professor e gerente de Extens√£o e Rela√ß√Ķes Institucionais da FJP, Mauro C√©sar da Silveira.¬†

A aula te√≥rica foi baseada na abordagem Design Thinking, m√©todo que busca gerar solu√ß√Ķes colaborativas para desafios complexos com foco no usu√°rio. Como pr√°tica, os alunos exercitaram a estrutura√ß√£o de desafios p√ļblicos, o mapeamento de atores relevantes, a empatia com p√ļblico-alvo e a gera√ß√£o de propostas para os impasses identificados.¬†

Em uma das atividades, chamada de ‚ÄúMapa de Atores‚ÄĚ, foi proposto que os estudantes buscassem, coletivamente, solu√ß√Ķes inovadoras para quest√Ķes que envolvem os servi√ßos p√ļblicos, levando em considera√ß√£o as necessidades da popula√ß√£o, a condi√ß√£o financeira, social, de acesso √† tecnologia, entre outros aspectos.

‚ÄúA aula contribuiu para ampliar a compreens√£o dos alunos em torno do tema da Inova√ß√£o no Setor P√ļblico, bem como para estimular o comportamento colaborativo e o exerc√≠cio da empatia, aspectos cada vez mais relevantes para o desenvolvimento de projetos inovadores‚ÄĚ afirma a diretora Central de Articula√ß√£o e Apoio a Projetos Inovadores da Seplag, C√≠ntia Santana.