Fundação João Pinheiro e Sedese promovem seminário sobre as estratégias de enfrentamento à pobreza no campo em Minas Gerais

A Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro - FJP e a Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social - Sedese realizaram nesta quinta-feira, 22 de mar√ßo, o semin√°rio Desafio das Pol√≠ticas P√ļblicas de Enfrentamento da Pobreza no Campo, evento que reuniu t√©cnicos de 19 √≥rg√£os e entidades do Governo de Minas Gerais para um debate sobre os resultados apresentados no estudo Diagn√≥stico Multidimensional da Pobreza Rural, desenvolvido pela FJP a partir de uma demanda da secretaria.

Durante o semin√°rio, pesquisadores da FJP apresentaram a metodologia empregada para a elabora√ß√£o do diagn√≥stico, que teve como foco os territ√≥rios de desenvolvimento do Vale do Rio Doce, Norte, Vale do Mucuri, M√©dio e Baixo Jequitinhonha e Alto Jequitinhonha. O documento est√° subsidiando as a√ß√Ķes da Estrat√©gia Novos Encontros, coordenada pela Sedese, que consiste em conjugar esfor√ßos intersetoriais do Estado para o enfrentamento da pobreza no campo.

Originada a partir do objetivo Reduzir a Pobreza Rural, do Governo de Minas Gerais, estabelecido no Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado 2016-2027 (PMDI), a estrat√©gia coordena 30 a√ß√Ķes e tem tr√™s eixos de atua√ß√£o: acesso a servi√ßos p√ļblicos, benef√≠cios e transfer√™ncia de renda (assist√™ncia social, educa√ß√£o e sa√ļde);
inclusão produtiva (assistência técnica rural e extensão rural, segurança alimentar e nutricional, trabalho e renda); e infraestrutura (energia, saneamento e transporte).

Seguindo o prop√≥sito de integrar e orientar os diversos programas, projetos e a√ß√Ķes estaduais em parceria com munic√≠pios e organiza√ß√Ķes da sociedade civil, a iniciativa tem foco priorit√°rio nos grupos populacionais rurais que t√™m mais dificuldades de acesso √†s pol√≠ticas p√ļblicas b√°sicas.

Ao longo do evento, o grupo de pesquisadores tamb√©m discutiu os temas Democratiza√ß√£o do acesso √†s Redes Assistenciais; Alternativas para diversifica√ß√£o e gera√ß√£o de renda em pequenas propriedades rurais;e Saneamento: obst√°culo ao desenvolvimento socioambiental e econ√īmico do semi√°rido?.¬†

Plataforma - A Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro possui assento no grupo coordenador da estrat√©gia, participando dos processos decis√≥rios, al√©m de compor, tamb√©m, o Observat√≥rio de Monitoramento, respons√°vel pela defini√ß√£o e acompanhamento dos indicadores concernentes √†s a√ß√Ķes da estrat√©gia.

Nesse contexto, a institui√ß√£o est√° desenvolvendo uma plataforma baseada nos dados georreferenciados das a√ß√Ķes da Estrat√©gia de Enfrentamento da Pobreza no Campo. A ferramenta ir√° organizar dados para possibilitar a visualiza√ß√£o e o acompanhamento, em tempo real, das diversas vari√°veis que comp√Ķem os indicadores levantados pelo diagn√≥stico.

Interativa e de f√°cil acesso para os gestores p√ļblicos, a plataforma tamb√©m ir√° oferecer informa√ß√Ķes das √°reas da educa√ß√£o, trabalho e renda, assist√™ncia social e sa√ļde, entre outras, desagregadas por munic√≠pio, al√©m de mapas, tabelas e gr√°ficos. O acompanhamento regionalizado das pol√≠ticas p√ļblicas implementadas √© mais uma das possibilidades de trabalho oferecidas pela ferramenta.

Nesse contexto, os indicadores resultantes do diagn√≥stico possibilitam o refinamento da an√°lise de dados para uma avalia√ß√£o mais assertiva do impacto de programas sociais em diferentes territ√≥rios de desenvolvimento. Da mesma forma, esses indicadores fornecem aos gestores estaduais elementos concretos para subsidiar e respaldar pol√≠ticas p√ļblicas mais qualificadas.

Saiba mais:

Estratégia de Enfrentamento da Pobreza no Campo

Diagnóstico Multidimensional da Pobreza Rural

Levantamento conceitual e anal√≠tico da pobreza rural em suas m√ļltiplas dimens√Ķes

Identifica√ß√£o e abrang√™ncia das a√ß√Ķes de combate √† pobreza rural e de eventuais limita√ß√Ķes de a√ß√Ķes

Informa√ß√Ķes para a imprensa: (31) 3448-9561 / 3448-9588