Feminismo negro é tema de palestra na Fundação João Pinheiro

Evento abre as atividades do Mês da Mulher na instituição

A Fundação João Pinheiro (FJP), por meio de seu grupo de pesquisa Estado, Gênero e Diversidade (Egedi), realiza na próxima quinta-feira, 1º de março, a palestra Elas vieram de longe: a emergência do feminismo negro como força política no Brasil e no mundo. Ministrada pela professora Hebe Mattos, da Universidade Federal Fluminense (UFF), a apresentação será aberta ao público e está marcada para as 10h.

O evento abre a programação de atividades do Mês da Mulher na instituição e será realizado no auditório principal do Campus Pampulha da FJP (Alameda das Acácias, 70, 2º andar - São Luiz). Não é necessária inscrição prévia, mas a participação está sujeita à lotação do espaço.

Currículo - Graduada, mestre e doutora em História pela Universidade Federal Fluminense, Hebe Mattos é pós-doutora pela University of Maryland at College Park, pela Unicamp e pela Sorbonne - Paris IV. Foi Professora Visitante na Columbia University, na Universidade Federal de Pernambuco, na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales e na University of Michigan. Atualmente é professora titular da Universidade Federal Fluminense, onde é coordenadora associada do Laboratório de História Oral e Imagem.

Egedi - Com a proposta de contribuir para a inclusão das relações de gênero e diversidade no processo de construção de políticas públicas, o grupo foi criado em 2014 e é formado por profissionais de diferentes áreas do conhecimento, estando à frente de projetos de pesquisa e da promoção de palestras e debates sobre a situação da mulher em contextos variados e sobre a inserção social das minorias como meio de combate à discriminação.

Palestra

1º de março, 10h