Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro abre inscri√ß√Ķes para Mestrado em Administra√ß√£o P√ļblica

Curso gratuito é recomendado pela Capes e possui cotas de bolsas de estudos

Est√£o abertas at√© 16 de outubro as inscri√ß√Ķes para o curso de Mestrado em Administra√ß√£o P√ļblica - turma 2018-2020 da Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro (FJP). Recomendado pela Coordena√ß√£o de Aperfei√ßoamento do Pessoal de N√≠vel Superior (Capes), o curso √© gratuito e se destina √† forma√ß√£o te√≥rica e t√©cnica no campo da gest√£o p√ļblica, formula√ß√£o, planejamento, implementa√ß√£o e avalia√ß√£o de pol√≠ticas p√ļblicas.

Voltado para profissionais com forma√ß√£o em n√≠vel superior que atuam na esfera p√ļblica, em centros de pesquisa e de ensino superior, no setor privado e em organiza√ß√Ķes n√£o governamentais, o Mestrado em Administra√ß√£o P√ļblica da FJP tamb√©m possui cotas de bolsas de estudos, concedidas pela Capes, pela Funda√ß√£o de Amparo √† Pesquisa do Estado de Minas Gerais¬†(Fapemig) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cient√≠fico e Tecnol√≥gico (CNPq).

Qualificação técnica - Para o professor do mestrado e graduação na Escola de Governo e pesquisador da Fundação João Pinheiro Marcus Vinicius Gonçalves da Cruz, o curso alia uma bagagem conceitual rigorosa e sistemática às práticas advindas das pesquisas e suporte dado pela instituição.

‚ÄúO grande diferencial deste mestrado √© sua interface qualificada com a √°rea p√ļblica, dando aos alunos que s√£o servidores a oportunidade de aplica√ß√£o do que foi aprendido no desenvolvimento do seu trabalho e √†queles que pretendem seguir na vida acad√™mica a possibilidade de se envolverem em pesquisas e avalia√ß√Ķes de pol√≠ticas ou estarem aptos a ser contratados para atividades de consultoria‚ÄĚ, avalia. ‚ÄúAos alunos oriundos da iniciativa privada, o curso consolida elos de intera√ß√£o com a gest√£o governamental‚ÄĚ, pontua.

O coordenador do mestrado, Bruno Lazzarotti Diniz Costa, destaca que, al√©m da forma√ß√£o acad√™mica prevista, os alunos t√™m a oportunidade de participar e contribuir com projetos de pesquisa aplicada em diferentes √°reas da administra√ß√£o p√ļblica, que s√£o caracter√≠sticas da Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro.

‚ÄúO programa apresenta um corpo docente altamente qualificado com uma forma√ß√£o diversificada em v√°rios campos disciplinares de atua√ß√£o, o que propicia aos mestrandos se envolverem diretamente na pr√°tica com os temas com os quais se identificam‚ÄĚ, ressalta.

Graduada em Ci√™ncias Sociais, Camila Costa Cardeal √© aluna do mestrado da FJP e estagi√°ria do N√ļcleo de Estudos em Seguran√ßa P√ļblica da institui√ß√£o. Para ela, o curso oferece as ferramentas necess√°rias para a operacionaliza√ß√£o das pol√≠ticas p√ļblicas, como a an√°lise da atua√ß√£o da Guarda Municipal de Belo Horizonte, seu tema de disserta√ß√£o.

"O objetivo geral da minha pesquisa √© entender, a partir da percep√ß√£o dos pr√≥prios guardas municipais, como a institui√ß√£o se percebe no campo da seguran√ßa p√ļblica no munic√≠pio de Belo Horizonte, assim como compreender como ela constr√≥i a sua legitimidade e reconhecimento na sociedade‚ÄĚ, conta. ‚ÄúO mestrado em Administra√ß√£o P√ļblica me fornece os subs√≠dios para analisar uma organiza√ß√£o p√ļblica, assim como compreender a din√Ęmica em que est√° inserida em rela√ß√£o a outras institui√ß√Ķes do poder p√ļblico", completa.¬†

Marcos Arcanjo de Assis, tamb√©m professor e pesquisador da Escola de Governo e mestre em Administra√ß√£o P√ļblica pela FJP, acredita que o curso √© de grande relev√Ęncia para a profissionaliza√ß√£o do setor p√ļblico por fornecer uma forma√ß√£o ampliada sobre as principais quest√Ķes que envolvem o trabalho dos servidores.

‚ÄúO mestrado foi particularmente importante para o surgimento de oportunidades de trabalho na estrutura do Estado e ainda para que eu me tornasse pesquisador da pr√≥pria Funda√ß√£o. O contato que eu tive com esse conte√ļdo relacionado √† gest√£o p√ļblica no curso foi fundamental para meu √™xito‚ÄĚ, afirma Assis.

Inscri√ß√Ķes - A taxa de inscri√ß√£o para o processo seletivo, no valor de R$ 25, dever√° ser paga por meio de Documento de Arrecada√ß√£o Estadual (DAE), emitido diretamente na p√°gina http://academico2.fjp.mg.gov.br/processoseletivo. A lista da documenta√ß√£o necess√°ria est√° dispon√≠vel no item 3 do Edital/FJP n¬ļ 003/2017, publicado no site da Escola de Governo (www.eg.fjp.mg.gov.br)

Seleção -O processo seletivo é composto por três etapas eliminatórias: resultado geral do teste de conhecimentos aplicado pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração - Anpad (qualquer edição a partir de fevereiro de 2016); prova dissertativa (31 de outubro); e análise do curriculum vitae, do pré-projeto de pesquisa e entrevista (de 30 de novembro a 15 de dezembro).

Mestrado em Administra√ß√£o P√ļblica | Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro

Per√≠odo de inscri√ß√Ķes: at√© 16/10/2017