Plataforma FJP Dados divulga estudo sobre jovens no mercado de trabalho da RMBH

N√ļmeros s√£o referentes ao primeiro trimestre de 2017

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Juventude, 12 de agosto, o cenário do mercado de trabalho para a faixa etária de 18 a 24 anos na Região Metropolitana de Belo Horizonte é o foco de um estudo lançado nesta sexta-feira, 11, na plataforma FJP Dados da Fundação João Pinheiro (FJP).

Parte da publica√ß√£o Indicadores Direi - Mercado de trabalho e juventude, elaborado pela Diretoria de Estat√≠stica e Informa√ß√Ķes (Direi/FJP), o estudo analisou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domic√≠lios (Pnad Cont√≠nua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estat√≠stica (IBGE).Tamb√©m foram analisados dados referentes aos primeiros semestres de 2011 a 2014 da Pesquisa de Emprego e Desemprego da Regi√£o Metropolitana de Belo Horizonte (PED-RMBH), produzida pela FJP em parceria com o Departamento Intersindical de Estat√≠stica e Estudo S√≥cio Econ√īmicos (Dieese), que, por permitir maior desagrega√ß√£o, d√° √™nfase √† situa√ß√£o do jovem inativo.

N√ļmeros - No primeiro trimestre de 2017 a taxa de desemprego entre os jovens na RMBH chegou a 30,4%. No mesmo per√≠odo, o rendimento m√©dio real mensal recebido por m√™s por aqueles que ocupavam posi√ß√Ķes no mercado de trabalho foi de R$ 1.147.

De acordo com o pesquisador da Direi/FJP Glauber Silveira, entre 2012 e 2017 houve um salto no percentual de desempregados com idade entre 18 e 24 anos. ‚ÄúA taxa de desemprego √© a mais alta desde 2012, quando teve in√≠cio a Pnad Cont√≠nua e o dado foi apurado em 17,3%‚ÄĚ, destaca.

Silveira aponta ainda que, ao mesmo tempo em que a taxa de desemprego cresceu, os trabalhadores jovens sofreram queda de remunera√ß√£o. ‚ÄúO sal√°rio m√©dio desta faixa et√°ria caiu daquela √©poca pra c√° em R$ 58, passando de R$ 1.205 para os atuais R$ 1.147‚ÄĚ, explica.

Segundo ele, esses resultados refletem, principalmente, a atual recess√£o econ√īmica. Apesar disso, o mercado de trabalho j√° come√ßa a apresentar sinais de mudan√ßa, com um n√ļmero de admitidos superior ao de desligados at√© o momento, em 2017, nos √Ęmbitos estadual e nacional. ‚ÄúTodavia, na RMBH, o saldo permanece negativo, pois o com√©rcio, que ainda n√£o se recuperou, afeta fortemente os resultados da regi√£o‚ÄĚ.

As informa√ß√Ķes da PED-RMBH referentes a 2014 mostram que, naquele ano, somente 26% dos jovens entre 18 e 24 anos, ocupados, na Regi√£o Metropolitana de Belo Horizonte frequentavam a escola.

De acordo com o pesquisador da Direi/FJP, Pl√≠nio de Campos, em todos os semestres analisados entre 2011 e 2014, para os ocupados dessa faixa et√°ria os √≠ndices de frequ√™ncia √† escola ficaram abaixo dos 30%. ‚ÄúOs dados nos d√£o o indicativo de que conciliar trabalho e estudo torna-se dif√≠cil para a maioria desses jovens ocupados, j√° que, entre os inativos dessa faixa et√°ria, a frequ√™ncia √† escola alcan√ßa o percentual de 63,4%.‚ÄĚ

Observando-se o grupo de inativos de 18 a 24 anos, que não frequenta a escola (36,6%), Campos destaca que, no primeiro semestre de 2014, 35,8% cuidavam de afazeres domésticos, enquanto o restante, em sua maioria, vivia da ajuda de parentes ou amigos.

FJP Dados - Lan√ßada em maio deste ano, a plataforma FJP Dados disponibiliza informa√ß√Ķes econ√īmicas, demogr√°ficas e sociais de Minas Gerais em um sistema digital amig√°vel e com busca simplificada que facilita a interpreta√ß√£o de indicadores pelos diversos atores do governo e da sociedade civil.

Tamb√©m est√£o j√° dispon√≠veis na p√°gina estudos sobre a produ√ß√£o agropecu√°ria e exporta√ß√Ķes correlatas de Minas Gerais, a terceiriza√ß√£o no mercado de trabalho e o Produto Interno Bruto mineiro no 1¬ļ trimestre de 2017.

Acesse: FJP Dados

Informa√ß√Ķes para a imprensa: (31) 3448-9561