Fundação João Pinheiro realiza curso sobre Direitos da Pessoa Idosa para conselheiros estaduais, municipais e líderes comunitários

Come√ßa nesta ter√ßa-feira, 8 de agosto, a Forma√ß√£o Presencial de Conselheiros e L√≠deres Comunit√°rios na tem√°tica dos Direitos da Pessoa Idosa, realizado pela Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro em parceria com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participa√ß√£o Social e Cidadania - Sedpac e o Minist√©rio dos Direitos Humanos. Voltado para conselheiros estaduais, municipais e l√≠deres comunit√°rios, o encontro tem o objetivo ofertar forma√ß√£o em diferentes temas no √Ęmbito dos direitos da Pessoa Idosa para 90 participantes.

Estruturado em três módulos de dois dias cada, todos realizados no campus Brasil da Fundação João Pinheiro, a 2ª e 3ª etapas estão programadas para os dias 12 e 13 de setembro e 18 e 19 de outubro.

Em sua primeira fase, o treinamento ser√° subdividido nos temas Introdu√ß√£o e fundamentos aos direitos humanos e cidadania; Direitos da Pessoa Idosa, viol√™ncias, viola√ß√Ķes e perspectiva de repara√ß√£o de direitos; Compromisso Nacional para o Envelhecimento Ativo; Atores, pap√©is e atribui√ß√Ķes na rede de prote√ß√£o √† pessoa idosa; e Plano de a√ß√£o internacional para o envelhecimento e Pol√≠tica Nacional do Idoso - PNI e Estatuto do Idoso.

No segundo encontro, a abordagem ser√° sobre Conviv√™ncia Familiar; Solidariedade Geracional; Envelhecimento Populacional; Emprego e envelhecimento da for√ßa de trabalho; Promo√ß√£o da Sa√ļde da Pessoa Idosa; e Acesso √† assist√™ncia social para a pessoa idosa.

O terceiro e √ļltimo m√≥dulo ter√° como foco as tem√°ticas Cuidador da pessoa Idosa; Pessoa Idosa e a acessibilidade; Cultura e envelhecimento e Esporte e lazer no envelhecimento; Habita√ß√£o e a popula√ß√£o idosa; Inclus√£o digital para pessoas idosas e Educa√ß√£o e envelhecimento; e Apresenta√ß√£o do Plano Mineiro de Aten√ß√£o Integral a Pessoa Idosa; Apresenta√ß√£o do Guia de Pol√≠ticas, Programas e Projetos do Estado de Minas Gerais para a popula√ß√£o idosa; Cria√ß√£o do GT de Eixos do Plano Mineiro.

Informa√ß√Ķes para a imprensa: (31) 3448-9561 / 3448-9580