Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro recebe inscri√ß√Ķes para Especializa√ß√£o em Administra√ß√£o P√ļblica

Curso é voltado para profissionais de diferentes esferas de governo e demais interessados na área

Entre os dias 24 de julho e 25 de agosto a¬†Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro¬†ir√° receber inscri√ß√Ķes para o curso de¬†Especializa√ß√£o em Administra√ß√£o P√ļblica, Planejamento e Gest√£o Governamental, turma 2017-2019. ¬†Com oferta de 35 vagas e in√≠cio previsto para 2 de outubro, o curso √© voltado para profissionais de diferentes esferas de governo e demais interessados na √°rea p√ļblica. O¬†Edital 001/2017, que disp√Ķe sobre o processo seletivo, est√° dispon√≠vel nos sites da FJP e da¬†Escola de Governo.

Com carga hor√°ria de 360 horas/aula, a especializa√ß√£o visa aprofundar o conhecimento do aluno sobre pol√≠ticas p√ļblicas e gest√£o governamental, combinando disciplinas te√≥ricas com m√≥dulos destinados ao exame pr√°tico de quest√Ķes centrais do planejamento, das finan√ßas p√ļblicas, da gest√£o de pessoas e de patrim√īnio, da administra√ß√£o de contratos e conv√™nios, da produ√ß√£o e do gerenciamento de informa√ß√Ķes, entre outros.

De acordo com a coordenadora do curso, Ana Luiza Gomes de Ara√ļjo, o programa de especializa√ß√£o conta com a expertise da Escola de Governo na prepara√ß√£o de profissionais que prestam ou pretendem prestar servi√ßos t√©cnicos especializados nos diversos √Ęmbitos da atua√ß√£o governamental. ‚ÄúO curso tem recebido uma resposta muito positiva dos alunos, que afirmam, de modo geral, terem ampliado o seu leque de atua√ß√£o e at√© mesmo despertado, em alguns casos, novos interesses de ordem acad√™mica‚ÄĚ, afirma.

Graduado em administra√ß√£o e gestor em Ci√™ncia e Tecnologia na Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro, Roberto Souza foi aluno da turma 2015-2017 da especializa√ß√£o. Para ele, o curso foi uma oportunidade de aprofundar sua compreens√£o sobre a complexidade da administra√ß√£o p√ļblica e seus desafios para atender √†s demandas da sociedade. ‚Äú√Č muito importante que n√≥s, servidores p√ļblicos, nos mantenhamos atualizados e que busquemos o aprimoramento em t√©cnicas de planejamento, gest√£o e avalia√ß√£o que nos permitam executar de forma mais eficiente as pol√≠ticas p√ļblicas e, consequentemente, prestar servi√ßos de melhor qualidade ao cidad√£o‚ÄĚ, considera.

Para Vinicius √Āvila, bacharel em Direito e agente administrativo da Empresa de Pesquisa Agropecu√°ria de Minas Gerais (Epamig), que tamb√©m acaba de concluir a especializa√ß√£o, o curso ofereceu um leque de possibilidades na √°rea da gest√£o p√ļblica. ‚ÄúO curso como um todo contribuiu bastante para o meu desenvolvimento pessoal e ampliou minha vis√£o sobre o funcionamento da m√°quina p√ļblica, sensibilizando quanto √† proposi√ß√£o de melhorias e me estimulando a pensar sobre novas formas de gest√£o, planejamento e controle‚ÄĚ, avalia. ‚ÄúA mat√©ria de licita√ß√Ķes foi especialmente relevante, pois fez diferen√ßa diretamente no meu trabalho, permitindo-me aprofundar no tema e desenvolver trabalhos e an√°lises com mais qualidade e conte√ļdo‚ÄĚ, ressalta.

Inscri√ß√Ķes -¬†As inscri√ß√Ķes para o processo seletivo da¬†Especializa√ß√£o em Administra√ß√£o P√ļblica, Planejamento e Gest√£o Governamental¬†podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 9h √†s 16h, na Secretaria de Registro e Controle Acad√™mico da Escola de Governo/Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro (Alameda das Ac√°cias, n¬į 70, S√£o Luiz - Pampulha), ou na Secretaria de Apoio (Av. Brasil, n¬ļ 674, Santa Efig√™nia - Campus Brasil).

A taxa de inscri√ß√£o, no valor de R$ 50, dever√° ser paga por meio de Documento de Arrecada√ß√£o Estadual (DAE). O candidato poder√° solicitar a emiss√£o do DAE √† Divis√£o Cont√°bil Financeira da Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro, por meio do endere√ßo¬† O endere√ßo de e-mail address est√° sendo protegido de spambots. Voc√™ precisa ativar o JavaScript enabled para v√™-lo. , informando nome, CPF, endere√ßo completo, finalidade do DAE (‚ÄúInscri√ß√£o para processo seletivo‚ÄĚ - Curso de Especializa√ß√£o em Administra√ß√£o P√ļblica, Planejamento e Gest√£o Governamental 2017-2019) e valor (R$ 50).

Seleção - A seleção será feita por meio da análise do currículo dos candidatos (formação acadêmica, experiência profissional e produção técnica e científica), cujo modelo está disponível nos sites da Escola de Governo e da Fundação João Pinheiro.

Aulas e investimento -¬†As aulas ocorrer√£o tr√™s vezes por semana, entre segundas e quintas-feiras, das 19h √†s 22h, no campus Brasil da Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro (Av. Brasil, n¬ļ 674, Santa Efig√™nia). O investimento para a realiza√ß√£o do curso √© de quinze parcelas no valor de R$ 490.

Roberto Souza

Imagem: ACS/FJP