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Experimento acad√™mico aplica boas pr√°ticas de sa√ļde identificadas no mundo ao Estado de Minas Gerais

Data de publicação .

Com base no livro In Search of the Perfect Healthy System, do m√©dico ingl√™s Mark Britnell, estudantes da disciplina Sistemas Comparados de Sa√ļde & o SUS do curso de Administra√ß√£o P√ļblica da Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro desenvolveram uma experi√™ncia acad√™mica de aplica√ß√£o das boas pr√°ticas de sa√ļde identificadas em pa√≠ses de todo o mundo para a modelagem do ‚ÄúMelhor Sistema de Sa√ļde para o SUS em Minas Gerais‚ÄĚ. ¬†¬†

Coordenados pelo pesquisador e professor da disciplina, Murilo Fahel, os alunos trabalharam em grupos focados em pa√≠ses espec√≠ficos e suas pr√°ticas mais eficazes na √°rea a partir da an√°lise de Britnell sobre esses sistemas de sa√ļde.¬†

Para desenvolver o experimento, os grupos escolheram trabalhar a partir de pr√°ticas como o projeto Vida Longa e Pr√≥spera, focado no cuidado com os idosos do Jap√£o, a¬†experi√™ncia de Aten√ß√£o Continuada e Home Care da Aten√ß√£o Prim√°ria, de Israel, a Estrat√©gia de Sa√ļde da Fam√≠lia, do Brasil, e o uso da tecnologia, informa√ß√£o e comunica√ß√£o para aprimoramento da qualidade de aten√ß√£o √† sa√ļde, em Singapura, entre outros. ¬†¬†

‚ÄúNo princ√≠pio, observei que o desafio de pensar novos cen√°rios para as pr√°ticas de sa√ļde no escopo do SUS em Minas Gerais tendo como par√Ęmetros as boas pr√°ticas internacionais gerou uma ansiedade nos estudantes quanto √† viabilidade ou n√£o do experimento‚ÄĚ, conta Murilo Fahel. ‚ÄúDepois, com o desenvolvimento da metodologia proposta e com o engajamento dos alunos, chegamos a resultados bem interessantes, com possibilidades de aplica√ß√£o pr√°tica‚ÄĚ, avalia.¬†

Experimento - A iniciativa foi realizada em tr√™s etapas. Ap√≥s a escolha do pa√≠s e do respectivo programa de sa√ļde, os estudantes analisaram indicadores demogr√°ficos, econ√īmicos e sanit√°rios para avaliar o contexto¬†regional e local de onde a pr√°tica √© originalmente aplicada.¬†

Na fase seguinte, os grupos produziram p√īsteres acad√™micos para apresenta√ß√£o das caracter√≠sticas, objetivos e resultados dos programas e sua viabilidade para aplica√ß√£o no sistema de sa√ļde em Minas Gerais.¬†

Na etapa conclusiva da an√°lise, os alunos elaboraram de uma Matriz Anal√≠tica contendo o conceito¬†e as caracter√≠sticas da pr√°tica estudada, as similaridades encontradas nos programas de sa√ļde do SUS em Minas Gerais e a identifica√ß√£o do upgrade necess√°rio para que o Estado atinja um patamar similar ao da pr√°tica de refer√™ncia.¬†

¬†Segundo Fahel, a proposta do experimento foi instigar os alunos de Administra√ß√£o P√ļblica, como gestores p√ļblicos que ser√£o ap√≥s formados, a refletir sobre os problemas que o Estado enfrenta em √°reas como sa√ļde, educa√ß√£o e seguran√ßa p√ļblica, entre outras. ‚ÄúA iniciativa buscou estimular os estudantes a propor solu√ß√Ķes vi√°veis para o desenvolvimento de boas pol√≠ticas‚ÄĚ, explica Fahel. ‚ÄúCom isto, esses futuros gestores p√ļblicos ir√£o produzir conhecimentos para fins de aplica√ß√£o no aprimoramento das pol√≠ticas p√ļblicas de Minas Gerais‚ÄĚ, completa.¬†¬†

O resultado desse experimento foi a produ√ß√£o de 9 p√īsteres acad√™micos sobre as melhores pr√°ticas de sa√ļde e outros dois demonstrando as poss√≠veis formas de aplica√ß√£o destas no Sistema de Sa√ļde em Minas Gerais. Os p√īsteres est√£o expostos no pr√©dio da Escola de Governo, no campus Pampulha da Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro (Alamedadas Ac√°cias, 70, S√£o Luiz) e podem ser visitados at√© o m√™s de agosto.¬†

Professor Murilo Fahel

Imagem: ACS/FJP

 

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