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Estudante da Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro √© classificada para a 8¬™ edi√ß√£o do Programa de Fortalecimento da Fun√ß√£o P√ļblica na Am√©rica Latina

Data de publicação .

Funda√ß√£o Bot√≠n, da Espanha, oferece bolsas para cursos intensivos de forma√ß√£o na √°rea da administra√ß√£o p√ļblica. Este √© o s√©timo ano consecutivo em que alunos da FJP s√£o contemplados pela iniciativa.

 

Marina Sacramento, estudante do 6¬ļ per√≠odo do curso de Administra√ß√£o P√ļblica (CSAP) da Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro (FJP), foi selecionada entre 5.700 candidatos de 450 universidades da comunidade ibero-americana para participar da 8¬™ edi√ß√£o do Programa de Fortalecimento da Fun√ß√£o P√ļblica na Am√©rica Latina, promovido anualmente pela Funda√ß√£o Bot√≠n, da Espanha.¬†

As atividades ter√£o in√≠cio em 10 de outubro, na sede da Funda√ß√£o Bot√≠n, em Santander, na Espanha, e terminar√£o na Funda√ß√£o Funda√ß√£o Getulio Vargas, no Rio de Janeiro, em 1¬ļ dezembro. A iniciativa aborda as √°reas de economia, educa√ß√£o, direito e sociedade civil e tem o objetivo de promover o desenvolvimento econ√īmico, social e sustent√°vel por meio da valoriza√ß√£o do exerc√≠cio das fun√ß√Ķes p√ļblicas e da promo√ß√£o dos talentos criativos de jovens estudantes.¬†

‚ÄúO Programa da Funda√ß√£o Bot√≠n permite aos estudantes o fortalecimento do compromisso com o interesse p√ļblico e o desenvolvimento de diversas compet√™ncias, entre elas organiza√ß√£o, habilidade interpessoal, trabalho em equipe, proatividade, todas elas de fundamental import√Ęncia para os futuros gestores p√ļblicos de Minas Gerais‚ÄĚ, avalia o Gestor em Ci√™ncia e Tecnologia da Ger√™ncia de Extens√£o e Rela√ß√Ķes institucionais da Escola de Governo da FJP, Roberto Souza.¬†

Comemorando sua classifica√ß√£o, Marina Sacramento enfatiza que o processo seletivo exigiu bastante preparo e objetividade. A estudante considera que a gama de atividades de extens√£o promovidas pelo curso, das quais participa desde seu ingresso na gradua√ß√£o em Administra√ß√£o P√ļblica, foram fundamentais para sua sele√ß√£o para o programa.¬†

‚ÄúEntre as atividades volunt√°rias, destaco meu trabalho na empresa Jo√£o Pinheiro J√ļnior, nos projetos Fica Ativo! Cidadania e Segunda Chance, no qual dei aulas de biologia para mulheres que cumprem pena, e o trabalho de arte e cultura que fiz com crian√ßas em situa√ß√£o de vulnerabilidade social, na Col√īmbia‚ÄĚ, ressalta.¬†

Roberto Souza atesta a import√Ęncia das atividades extracurriculares para a forma√ß√£o dos estudantes. ‚ÄúNossa proposta √© facilitar o acesso dos alunos √†s atividades de extens√£o, √† realiza√ß√£o de interc√Ęmbio acad√™mico e √† participa√ß√£o em programas ou projetos que agreguem conhecimento e experi√™ncia durante o processo de aprendizagem‚ÄĚ, explica.¬†

Expectativas - Ap√≥s participar do programa, Marina poder√° integrar a Red Becas Fundaci√≥n Bot√≠n, uma rede de funcion√°rios p√ļblicos de diversos pa√≠ses, utilizada para a troca de informa√ß√Ķes, oportunidades e projetos.¬†

‚ÄúIsso ir√° me possibilitar ter contato com jovens do Brasil e de demais pa√≠ses latinos, de forma que possamos nos apoiar em projetos e atividades que venham a impactar positivamente a sociedade‚ÄĚ, avalia.¬†

Marina tem interesse em trabalhar, depois de formada, nas √°reas de planejamento urbano e saneamento b√°sico, com foco no desenvolvimento sustent√°vel. ‚ÄúEntendo que essas √°reas s√£o bastante debilitadas no Brasil e que impactam profundamente na qualidade de vida da popula√ß√£o‚ÄĚ, observa.¬†

Para ela, a participa√ß√£o no Programa de Fortalecimento da Fun√ß√£o P√ļblica na Am√©rica Latina ir√° contribuir para melhorar suas habilidades de gerenciamento de projetos e de lideran√ßa. ‚ÄúSei que o programa √© muito intenso e desafiador, por isso¬†minhas expectativas s√£o as melhores poss√≠veis. N√£o vejo a hora de conhecer os demais integrantes, participar das diversas aulas e atividades‚ÄĚ, afirma.¬†

Presen√ßa constante - Tamb√©m aluna da FJP, Gabriela Lenti Vasconcelos Barros foi classificada para o cadastro de reserva do Programa e poder√° ser chamada para participar da edi√ß√£o de 2017. Esta √© a s√©tima edi√ß√£o consecutiva com participa√ß√£o de estudantes da Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro no programa: em 2016, Bruno Rozenberg foi selecionado entre quase 6 mil candidatos ao programa de bolsas da institui√ß√£o espanhola. Antes dele, Arthur Cheib e Rhayssa Cristina √Āvila e Couto pariciparam da iniciativa em 2015; Andr√© Assump√ß√£o e Lima, em 2014; Jo√£o Vitor Fonseca, em 2013; Lu√≠sa De-Larazzi, em 2012; e Ana Fl√°via Sousa Ramos, em 2011.¬†

Excel√™ncia - O CSAP foi classificado em primeiro lugar entre os 1.857 cursos de Administra√ß√£o P√ļblica e Administra√ß√£o do pa√≠s no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) referente a 2015. No ranking geral, que engloba 8.121 cursos superiores de todas as √°reas, o curso de Administra√ß√£o P√ļblica da Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro obteve a segunda coloca√ß√£o, considerando a nota bruta geral. O Enade √© realizado com periodicidade trienal pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais An√≠sio Teixeira (Inep), vinculado ao Minist√©rio da Educa√ß√£o (MEC).¬†

A gradua√ß√£o tamb√©m mant√©m a tradi√ß√£o de obter conceitos elevados no √ćndice Geral de Cursos (IGC) do Minist√©rio da Educa√ß√£o (Mec) e na avalia√ß√£o do Guia do Estudante, utilizado como instrumento de aux√≠lio aos estudantes na procura por institui√ß√Ķes de ensino superior de qualidade: no tri√™nio 2013-2014-2015, o Csap obteve nota 4 no IGC e, no per√≠odo 2014-2015-2016, recebeu 5 estrelas na avalia√ß√£o do Guia do Estudante.

Marina Sacramento, estudante de Administra√ß√£o P√ļblica da Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro

Imagem: acervo pessoal

 

 

Fundação Botín, na Espanha

Imagem: www.fundacionbotin.org

 

 

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