Por meio de um convênio entre a Cemig e a Fundação João Pinheiro, o governo do estado está elaborando um Plano de Desenvolvimento para os territórios do Alto e do Médio/Baixo Jequitinhonha (PDVJ)

O que é Plano de Desenvolvimento para o Vale do Jequitinhonha

A partir de uma série de Fóruns Regionais, que contaram com a participação popular, o governo do estado está elaborando um Plano de Desenvolvimento para os territórios do Alto e do Médio/Baixo Jequitinhonha (PDVJ), por meio de um convênio entre a Cemig e a Fundação João Pinheiro, órgão de planejamento estadual. A primeira etapa do Plano de Desenvolvimento consiste na elaboração de um diagnóstico propositivo, que parte das demandas levantadas nos Fóruns Regionais, somadas ao estudo dos planos existentes e aos levantamentos da situação atual dos municípios com relação às seguintes áreas, já contempladas no Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) e no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG):

* Desenvolvimento produtivo e meio ambiente;

* Educação e cultura;

* Sa√ļde e prote√ß√£o social;

* Seguran√ßa p√ļblica;

* Cidades, infraestrutura e logística.

A partir desse panorama est√£o sendo sistematizadas proposi√ß√Ķes preliminares para cada uma dessas √°reas, que servir√£o de base para elabora√ß√£o do PDVJ.

Como vai ser construído

As proposi√ß√Ķes preliminares do PDVJ, elaboradas pela equipe da Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro, ser√£o discutidas com o poder p√ļblico e a sociedade, por meio de seis Oficinas, que acontecer√£o nos microterrit√≥rios. A participa√ß√£o da sociedade se dar√° por meio da presen√ßa de representantes do poder p√ļblico e da sociedade civil de todos os munic√≠pios que integram cada um dos microterrit√≥rios. Para ampliar essa participa√ß√£o, ser√£o estabelecidos canais de comunica√ß√£o e divulga√ß√£o dos resultados das oficinas para toda a popula√ß√£o.

Toda a comunidade tamb√©m √© convidada a se envolver com o Plano, enviando sugest√Ķes e acompanhando as novidades do processo por meio dos canais de comunica√ß√£o da campanha #valeparticipar | facebook.com/valeparticipar