Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro apresenta nova edi√ß√£o do √ćndice Mineiro de Responsabilidade Social

De acordo com o √ćndice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS) ano base 2010, Extrema, no Sul do Estado, obteve a melhor posi√ß√£o entre os 853 munic√≠pios de Minas Gerais. Na sequ√™ncia do ranking, est√£o Congonhas, Brumadinho, Bar√£o de Cocais, Ouro Preto, Belo Horizonte e Catas Altas (regi√£o Central), Formiga (Centro-Oeste), Nova Lima (Central) e S√£o Jo√£o Batista do Gl√≥ria (Sul de Minas).

Divulgado na manh√£ desta ter√ßa-feira (3), o √ćndice √© calculado a cada dois anos pelo Centro de Pesquisas Aplicadas da Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro. Abrangendo todos os munic√≠pios de Minas Gerais, o IMRS fornece aos gestores p√ļblicos e √† sociedade subs√≠dios para a elabora√ß√£o e a avalia√ß√£o das pol√≠ticas p√ļblicas e para a aloca√ß√£o de recursos financeiros, materiais e humanos.

Para a presidente da Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro, Marilena Chaves, o √ćndice √© um importante instrumento de gest√£o, especialmente para os governos municipais. ‚ÄúCom a entrega deste produto, cumprimos nossa miss√£o de tornar p√ļblicas informa√ß√Ķes de qualidade para que a gest√£o p√ļblica possa ser feita de forma segura, com base em informa√ß√Ķes objetivas, compar√°veis e estrat√©gicas. √Č fundamental que cada munic√≠pio tenha conhecimento desses n√ļmeros, avalie e compreenda os resultados e, a partir da√≠, proponha melhorias nas √°reas que necessitam de investimento‚ÄĚ, afirmou.

Al√©m do √ćndice, o estudo disponibiliza cerca de 400 indicadores que contemplam as dimens√Ķes sa√ļde, educa√ß√£o, seguran√ßa p√ļblica, assist√™ncia social, saneamento/meio ambiente/habita√ß√£o, cultura, esporte /turismo/lazer, renda/ emprego e finan√ßas municipais.

‚ÄúO √ćndice Mineiro de Responsabilidade Social √© importante pela quantidade de refer√™ncias que comp√Ķem sua base de dados. O extenso volume de informa√ß√Ķes permite que os usu√°rios compreendam as nove dimens√Ķes a partir de diversos pontos de vistas‚ÄĚ, observou Marilena Chaves.

A escolha dos indicadores que comp√Ķem o IMRS tomou por base, principalmente, as prioridades de programas e pol√≠ticas p√ļblicas. Da forma como foi concebido, o √ćndice retrata a responsabilidade social conjunta das tr√™s esferas de governo.

Ranking - A classifica√ß√£o de Extrema em primeiro lugar geral no IMRS 2010 reflete o desempenho relativo favor√°vel do munic√≠pio nas dimens√Ķes renda, sa√ļde e cultura. Congonhas, que ocupa a segunda posi√ß√£o no √ćndice, teve bons resultados nas dimens√Ķes cultura, seguran√ßa e renda.

Na sexta posi√ß√£o do ranking geral do IMRS, Belo Horizonteteve destaque nas dimens√Ķes renda, cultura e saneamento/meio ambiente. No recorte de cidades com mais de 200 mil habitantes, por√©m, a capital mineira √© a primeira classificada, seguida por Ipatinga e Juiz de Fora.

Entre os munic√≠pios que ocupam as dez primeiras posi√ß√Ķes no IMRS 2010, apenas Formiga, Brumadinho e S√£o Jo√£o Batista do Gl√≥ria n√£o estavam entre os dez primeiros na edi√ß√£o anterior do √ćndice.

Recorte - Entre as cidades que possuem entre 100 mil e 200 mil moradores, Varginha, Itabira e Po√ßos de Caldas ocupam as melhores posi√ß√Ķes, enquanto Ouro Preto, Formiga e Nova Lima destacam-se no recorte de 50 mil a 100 mil habitantes.

Ocupantes das tr√™s primeiras posi√ß√Ķes no ranking geral, Extrema, Congonhas e Brumadinho tamb√©m aparecem nas melhores posi√ß√Ķes no recorte para cidades que t√™m entre 20 mil e 50 mil habitantes. Entre os munic√≠pios com at√© 20 mil moradores, os que se destacam s√£o Catas Altas, S√£o Jo√£o Batista do Gl√≥ria e Itanhandu.

‚ÄúAs atribui√ß√Ķes dos munic√≠pios no √Ęmbito das pol√≠ticas p√ļblicas variam de acordo com o porte populacional, entre outros fatores. Por isto, √© importante que as compara√ß√Ķes intermunicipais sejam feitas somente entre cidades de mesmo porte populacional‚ÄĚ, afirmou a pesquisadora do Centro de Pesquisas Aplicadas, F√°tima Fortes.

Desempenhos desfavor√°veis - De acordo com o IMRS 2010,os munic√≠pios que ocuparam as √ļltimas posi√ß√Ķes foram √Āgua Boa (Rio Doce), Atal√©ia (Jequitinhonha/ Mucuri), Cara√≠ (Jequitinhonha/ Mucuri), S√£o Sebasti√£o do Maranh√£o (Rio Doce), Setubinha (Jequitinhonha/ Mucuri), S√£o Jo√£o das Miss√Ķes, Nova Porteirinha (Norte), Bert√≥polis, Santa Helena de Minas e Itaip√© (Jequitinhonha/ Mucuri).

Destes, √Āgua Boa, Atal√©ia, S√£o Sebasti√£o do Maranh√£o e Setubinha j√° estavam entre as dez √ļltimas posi√ß√Ķes na edi√ß√£o anterior do √≠ndice.

Software - A base de dados contendo o IMRS e os indicadores que o comp√Ķem pode ser acessada por meio de um software espec√≠fico, dispon√≠vel para download no site da Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro. A ferramenta apresenta diversos recursos de an√°lise, como ordena√ß√£o, constru√ß√£o de mapas e histogramas, e permite obter informa√ß√Ķes para todos os munic√≠pios de Minas Gerais ou para regi√Ķes de planejamento, macro e microrregi√Ķes, comarcas, entre outros.

Parceria - Para concretizar esta nova edi√ß√£o do IMRS, a parceria com √≥rg√£os da administra√ß√£o estadual, detentores de informa√ß√Ķes espec√≠ficas para as √°reas abordadas pelo estudo, foi fundamental. Com esta colabora√ß√£o, foi poss√≠vel reunir em uma √ļnica base de dados informa√ß√Ķes que se encontravam dispersas e em diferentes formatos de apresenta√ß√£o.

10 MELHORES POSI√á√ēES NO IMRS - 2010

MUNIC√ćPIOS MAIS BEM POSICIONADOS POR FAIXA DE POPULA√á√ÉO

10 PIORES POSI√á√ēES NO IMRS - 2010

Informa√ß√Ķes para a imprensa: (31) 3448-9561 / 3448-9580

Agência Minas e Blog, acesse para mais notícias do Governo de Minas.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais

Acompanhe também no http://www.youtube.com/governodeminasgerais