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3.4.2018 - Governo de Minas anuncia selecionados para expor no Minas Trend

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Jornal Hoje em Dia

Terça-feira, 3 de abril de 2018

O Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais, anunciou os selecionados para exposi√ß√£o no Minas Trend. Nove marcas foram escolhidas, em sele√ß√£o aberta a empreendedores de todo o estado, para apresentar e comercializar suas cole√ß√Ķes para a esta√ß√£o Primavera/Ver√£o 2019 em espa√ßos coletivos na 22¬™ edi√ß√£o do evento.

A próxima ocorre, de 17 a 20 de abril deste ano, no Expominas Belo Horizonte. A iniciativa da empresa está em sua 6ª edição e tem como objetivo dar aos produtores de moda mineiros acesso ao maior salão de negócios do país, fomentando o desenvolvimento do setor no estado.

Foram selecionados quatro representantes do setor de vestuário, três produtores de bijuterias e duas marcas de bolsas. A seleção foi feita por uma equipe curatorial, coordenada pela jornalista de moda Natália Dornellas, graduada pela London School of Fashion e colaboradora de veículos nacionais e internacionais.

Os crit√©rios de sele√ß√£o foram: originalidade e design, qualidade de produ√ß√£o e acabamento, capacidade produtiva, possibilidade de expans√£o do neg√≥cio, adequa√ß√£o ao p√ļblico alvo, apresenta√ß√£o e comunica√ß√£o da marca. A escolha √© orientada para valorizar profissionais de diversos territ√≥rios do estado e apoiar iniciativas de maior potencial de contribui√ß√£o ao desenvolvimento econ√īmico, com gera√ß√£o de empregos, receitas e pr√°ticas inovadoras.

Minas Trend

O Minas Trend √© realizado pela Federa√ß√£o das Ind√ļstrias de Minas Gerais (Fiemg), com parceria do Estado. Em abril de 2017, foi assinado conv√™nio com a Fiemg no valor de R$ 3.677.500, para garantir a realiza√ß√£o de quatro edi√ß√Ķes do evento em 2017, 2018 e 2019.

O Minas Trend é considerado o principal evento nacional de comercialização de moda, com presença de compradores renomados do País e do exterior, que o tornam um espaço privilegiado de projeção e consolidação de grifes locais. 

Selecionados

Vestu√°rio

  • ABA ‚Äď Associa√ß√£o Bocaiuvense de Artes√£os ‚Äď estampas exclusivas, trabalho √† m√£o e sustentabilidade s√£o parte da identidade da ABA.
  • Rebel Heart‚Äôs ‚Äď a marca produz pe√ßas de lingerie modernas, que deixam de ser somente pe√ßa √≠ntima e ficam √† mostra para compor looks.
  • Renata Coelho ‚Äď grife de Nova Lima, que aposta em pe√ßas modernas dentro do conceito ‚Äúslow fashion‚ÄĚ.
  • Ca.Mar ‚Äď a marca de moda praia produz mai√īs e biqu√≠nis, al√©m de saias, pantalonas e batas, que transitam da areia para o asfalto.

Bolsas

  • Taciana Scalon ‚Äď aposta nos tran√ßados, croch√™s, bordados √† linha e macram√™, al√©m de cores marcantes.
  • Banzo ‚Äď produz bolsas, pochetes e n√©cessaires a partir de refer√™ncias dos anos 1990 e futuristas.

Bijuteria

  • Pulso ‚Äď a marca de Ita√ļna produz acess√≥rios para o p√ļblico masculino, usando couro, metal, pedras e tecido.
  • Escalda ‚Äď a marca produz semijoias com formas puras e lapida√ß√£o diferenciada.
  • Anma Acess√≥rios ‚Äď da cidade de Tim√≥teo, a marca produz bijuterias em processo artesanal e estilo minimalista.


Visibilidade e capacitação para o mercado

O fomento à participação das marcas no Minas Trend pretende divulgar e capacitar os produtores de moda, elevando sua expertise e

competitividade.

Com esse objetivo, os nove selecionados irão participar, nesta terça-feira (3/4), de oficina com a jornalista de moda, Natália Dornellas. A jornalista irá orientá-los sobre as melhores estratégias de comunicação e redes sociais, para potencializar a visibilidade das marcas durante sua participação no salão de negócios.

Exemplo de sucesso

Foi o caso da Molett, marca de vestu√°rio que exp√īs no estande coletivo da Codemig em abril de 2017. Na edi√ß√£o seguinte, em outubro de 2017, a marca apresentou sua cole√ß√£o n√£o s√≥ em estande pr√≥prio, mas tamb√©m em desfile, e ir√° repetir a dupla participa√ß√£o no pr√≥ximo Minas Trend.

‚ÄúCome√ßamos pequenos e sem saber o qu√™ e como fazer para crescer, como atender o cliente. Participar dos estandes coletivos √© uma oportunidade n√£o s√≥ de ganhar um espa√ßo, mas de ter algu√©m nos orientando. Isso significa amadurecimento e evolu√ß√£o muito significativos para a marca‚ÄĚ, relata a estilista B√°rbara Monteiro, criadora da Molett.

Além dos nove selecionados para os espaços coletivos, a Codemge irá proporcionar a participação de três marcas em estandes individuais. As marcas Candê, do setor de vestuário, Diwo do segmento de bolsas e calçados, e Fernanda Torquetti, que representou os fabricantes de acessórios, foram escolhidas entre os participantes da edição de outubro do ano passado.

Minas de Todas as Artes e o setor da moda

O apoio ao Minas Trend integra as a√ß√Ķes do Minas de Todas as Artes ‚ÄĒ Programa de Incentivo √† Ind√ļstria Criativa. A iniciativa estrat√©gica busca fomentar o desenvolvimento de novos neg√≥cios que gerem empregos, renda e riquezas para o estado.

At√© o fim de 2018, ser√£o investidos mais de R$ 50 milh√Ķes em iniciativas de valoriza√ß√£o dos setores de moda, gastronomia, audiovisual, design, m√ļsica e novas m√≠dias. A Ind√ļstria Criativa constitui a cadeia produtiva composta pelos ciclos de cria√ß√£o, produ√ß√£o e distribui√ß√£o de bens e servi√ßos que usam criatividade e capital intelectual como insumos prim√°rios.

O fomento ao setor da moda foi estabelecido como um dos investimentos priorit√°rios da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais a partir de um mapeamento de oportunidades de neg√≥cios feito pelo McKinsey Institute. A consultoria estudou tend√™ncias globais e dezenas de setores econ√īmicos mineiros para apontar aqueles com maior potencial de impacto na economia do estado, com capacidade de promover aumento na massa salarial e agrega√ß√£o de valor. As ind√ļstrias de confec√ß√£o/t√™xtil e cal√ßados/bolsas foram identificadas como estrat√©gicas para diversos territ√≥rios de desenvolvimento do estado.

A cadeia produtiva da moda oferece importante contribui√ß√£o √† economia. Em 2013, gerou riquezas para o estado no valor de R$ 3,3 bilh√Ķes. Os dados s√£o de uma pesquisa encomendada pela companhia √† ¬†Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro (FJP). O estudo revelou que, em 2014, os empregos do setor corresponderam a 15,2% da ind√ļstria de transforma√ß√£o, e a moda impulsionava a economia de 135 munic√≠pios de Minas Gerais, onde o setor tem peso maior na produ√ß√£o industrial do que a m√©dia do estado.