18.11.2017 - FJP disponibiliza dados em plataforma

Diário do Comércio

S√°bado, 18 de novembro de 2017

A Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro (FJP) divulgou, nesta sexta-feira, dados referentes √† produ√ß√£o agr√≠cola, rebanhos e produtos de origem animal de Minas Gerais entre os anos 2010 e 2017. Disponibilizadas na plataforma FJP Dados, as informa√ß√Ķes tamb√©m contemplam a evolu√ß√£o recente dos valores exportados pela agropecu√°ria e pela ind√ļstria alimentar mineira no per√≠odo.

Parte da publica√ß√£o ‚ÄúIndicadores Direi - Produ√ß√£o Agropecu√°ria e exporta√ß√Ķes de Minas Gerais (2010-2017)‚ÄĚ, os dados mostram que a produ√ß√£o de gr√£os √© destaque em Minas Gerais em 2017, com recordes hist√≥ricos para o milho, soja e sorgo.

J√° as exporta√ß√Ķes de produtos agropecu√°rios de Minas Gerais, em valores (US$ FOB), aumentaram 5,6% entre janeiro e setembro se comparadas ao mesmo per√≠odo de 2016, enquanto as exporta√ß√Ķes de produtos da ind√ļstria alimentar tiveram crescimento de 22,4% na mesma base de compara√ß√£o.

Produ√ß√£o -¬†A estimativa de safra para 2017 realizada em setembro indicou crescimento de 29,3% na produ√ß√£o estadual de milho, em compara√ß√£o com a safra de 2016, a totalizar 7,6 milh√Ķes de toneladas, o que equivale a 8,0% da safra brasileira.

Para a produ√ß√£o de soja, o crescimento previsto √© de 6,3% em Minas Gerais e de 19,5% no Brasil. A safra esperada √© de mais de 5 milh√Ķes de toneladas, 4,4% da produ√ß√£o do pa√≠s. A previs√£o de safra anual feita em setembro tamb√©m anunciou que a produ√ß√£o de sorgo pode aumentar 107%.

Rebanhos - Na comparação dos resultados de 2016 com 2015, houve redução do efetivo dos rebanhos de bovinos (-0,6%) e galináceos (-3,3%), enquanto o rebanho de suínos aumentou 1,1%.

No mesmo período, a produção mineira de ovos de galinha cresceu de 4,3%, enquanto a produção de mel aumentou 11,1%, correspondendo a 12,4% da produção brasileira. Já a produção de leite no Estado, que representa mais de 20% da pauta nacional, diminuiu 1,9%, a segunda queda anual consecutiva.

Estudo¬†- Elaborado pela Diretoria de Estat√≠stica e Informa√ß√Ķes (Direi/FJP), o estudo foi baseado em dados do Levantamento Sistem√°tico da Produ√ß√£o Agr√≠cola (LSPA) de setembro de 2017, da Produ√ß√£o Agr√≠cola Municipal (PAM) e da Pesquisa Pecu√°ria Municipal (PPM), do IBGE.

As informa√ß√Ķes sobre exporta√ß√Ķes s√£o do Minist√©rio do Desenvolvimento, Ind√ļstria, Com√©rcio Exterior e Servi√ßos, dispon√≠veis na plataforma ‚ÄúAliceWeb‚ÄĚ. Os resultados referentes a rebanhos e produtos de origem animal de Minas Gerais, por sua vez, remetem √† Pesquisa Pecu√°ria Municipal de 2016. Com informa√ß√Ķes da Seapa.