18.9.2017 - PIB de Minas Gerais cresce 1,7% no segundo trimestre de 2017

Agência Minas

Segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Depois de ter interrompido a sequ√™ncia de oito trimestres consecutivos com varia√ß√£o negativa, com desempenho est√°vel no 1¬ļ trimestre deste ano (em rela√ß√£o ao trimestre imediatamente anterior), o Produto Interno Bruto (PIB) mineiro apresentou resultado positivo. No segundo trimestre de 2017 houve expans√£o de 1,7%, em termos reais, em rela√ß√£o ao primeiro trimestre do ano, considerando a an√°lise da s√©rie com ajuste sazonal. Os dados s√£o parte do produto Indicadores FJP - PIB trimestral de Minas Gerais, 2¬į Trimestre/2017, divulgado pela Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro (FJP).

O¬†secret√°rio de Estado de Planejamento e Gest√£o, Helv√©cio Magalh√£es, comemorou os resultados. ‚Äú√Č importante ver a economia do estado crescer para que possamos melhorar os servi√ßos prestados. Vamos continuar trabalhando para diversificar a economia mineira e reduzir a depend√™ncia de commodities‚ÄĚ, disse.

‚ÄúEsperamos que esta estabilidade dos dois √ļltimos trimestres se mantenha e continue a apontar que a economia mineira tem conseguido fazer um giro e sair, principalmente, desses dois anos de muita dificuldade e, a√≠ sim, passe de uma estabilidade para um per√≠odo de crescimento‚ÄĚ, afirmou o secret√°rio adjunto de Planejamento e Gest√£o de Minas Gerais, C√©sar Lima.

O PIB brasileiro, no mesmo período e na mesma base de comparação, expandiu 0,2% de acordo com o Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Setor de serviços

Segundo a¬†Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro, a expans√£o do PIB mineiro foi resultado do desempenho positivo no setor de servi√ßos (0,5%), tendo em vista que tanto a agropecu√°ria (-0,2%) quanto a ind√ļstria (-0,1%) apresentaram resultados levemente negativos.

‚ÄúChama a aten√ß√£o o fato de que, ao contr√°rio do que ocorreu nos dois trimestres anteriores (4¬ļ de 2016 e 1¬ļ de 2017), o setor agropecu√°rio apresentou desempenho negativo. Isto se deve √† retra√ß√£o na produ√ß√£o do caf√© ar√°bica, que n√£o foi totalmente compensada pelo crescimento da safra de cereais, segmento onde se destacou a eleva√ß√£o da produ√ß√£o de milho‚ÄĚ, explicou o pesquisador da Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro Glauber Silveira.

O setor industrial ainda apresentou resultado geral negativo, em face, sobretudo, da retra√ß√£o da ind√ļstria extrativa mineral. No entanto, a ind√ļstria de transforma√ß√£o, que j√° havia apresentado sinal de recupera√ß√£o no primeiro trimestre de 2017, em compara√ß√£o com o trimestre imediatamente anterior, voltou a registrar desempenho positivo. Nesse segmento, os dados da Pesquisa Industrial Mensal - Produ√ß√£o F√≠sica (PIM-PF) indicam retomada do n√≠vel de atividade na ind√ļstria t√™xtil e na fabrica√ß√£o de produtos de metal - exceto m√°quinas e equipamentos.

A ind√ļstria de constru√ß√£o civil segue apresentando resultado negativo, mas em n√≠vel inferior √†quele registrado no primeiro trimestre de 2017. J√° no caso da ind√ļstria de energia e saneamento, o desempenho negativo foi ainda mais intenso do que aquele verificado no primeiro trimestre deste ano, em raz√£o da dificuldade de normaliza√ß√£o do n√≠vel dos reservat√≥rios para a gera√ß√£o hidroel√©trica.

No setor de servi√ßos, principal respons√°vel pelo crescimento do PIB mineiro no segundo trimestre de 2017, ao lado da ind√ļstria de transforma√ß√£o, destaca-se recupera√ß√£o mais intensa do subsetor de com√©rcio (1,4%). Isto se deve √† eleva√ß√£o no consumo das fam√≠lias, tamb√©m evidenciada pela manuten√ß√£o do crescimento no agrupamento de outros servi√ßos (0,6%).

Dados oriundos da Pesquisa Mensal de Com√©rcio (PMC) indicam que, no segundo trimestre deste ano, houve significativa expans√£o no volume de vendas nos segmentos de tecidos, vestu√°rio e cal√ßados; livros, jornais, revistas e papelaria; e de hipermercados e supermercados. O desempenho positivo do setor servi√ßos, no entanto, foi arrefecido pela retra√ß√£o dos subsetores de transportes e da administra√ß√£o p√ļblica.

No c√īmputo dos dois trimestres de 2017 verifica-se que o PIB mineiro apresentou crescimento de 0,2%, em rela√ß√£o ao mesmo per√≠odo de 2016. ‚ÄúNesta base de compara√ß√£o, as atividades agropecu√°rias

tiveram melhor desempenho (expans√£o de 6,5%). O setor industrial registrou retra√ß√£o (1,0%), a despeito da recupera√ß√£o do subsetor de ind√ļstria extrativa mineral (crescimento de 10,4), que contrasta com a retra√ß√£o de 8,0% da ind√ļstria de constru√ß√£o civil, de 3,9% do subsetor de energia e saneamento, e de 0,5% na ind√ļstria de transforma√ß√£o‚ÄĚ, avaliou Silveira. ‚ÄúO setor servi√ßos apresentou resultado nulo, com varia√ß√£o positiva no subsetor de transportes compensado pela varia√ß√£o negativa nas demais atividades‚ÄĚ, completou.

Valores Correntes

Com a conclusão dos aperfeiçoamentos metodológicos no cálculo do PIB trimestral de Minas Gerais, colocando-o plenamente integrado ao Sistema de Contas Regionais na referência 2010, tornou-se

poss√≠vel a divulga√ß√£o dos valores correntes setoriais do valor adicionado (agropecu√°ria, ind√ļstria e servi√ßos) e do PIB mineiro a partir do novo ano de refer√™ncia (2010). O PIB mineiro no segundo trimestre de 2017 totalizou R$ 145,8 bilh√Ķes. O valor adicionado da agropecu√°ria registrou R$ 13,0 bilh√Ķes; da ind√ļstria R$ 30,2 bilh√Ķes e dos servi√ßos R$ 85,3 bilh√Ķes.