6.9.2017 - O que dá para fazer com os R$ 51 mi atribuídos a Geddel

Jornal Estado de Minas

Quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Levantamento do em.com.br mostra que o dinheiro poderia ajudar a resolver dois importantes problemas de BH: as enchentes e o déficit habitacional

Período de chuva chegando e junto com ela as enchentes em Belo Horizonte.  Esse problema recorrente na capital poderia ser resolvido, em grande parte, com os R$ 51.030.866,40 nas malas encontradas pela Polícia Federal em um apartamento em bairro nobre de Salvador, na Bahia.

A capital baiana é terra natal do peemedebista Geddel Vieira Lima, que cumpre prisão domiciliar na cidade. De acordo com a Polícia Federal, esse dinheiro pertence a Geddel, ex-deputado federal com cinco mandatos e ex-ministro do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva e do presidente Michel Temer, além de vice-presidente da Caixa durante o governo da presidente Dilma Rousseff.

O em.com.br calculou o que daria para fazer, caso o dinheiro fosse destinado a melhorias na capital dos mineiros.

Entre tantas obras que a capital precisa, h√° duas muito importantes: uma delas √© a drenagem de ribeir√Ķes para evitar enchentes, que todo ano assombram motoristas e pedestres em √°reas cr√≠ticas.

A outra obra √© a constru√ß√£o de casas populares, tendo em vista o d√©ficit habitacional na capital, que √© 78 mil unidades, de acordo com a √ļltima pesquisa da Funda√ß√£o Jo√£o Pinheiro, de 2010.

DRENAGEM

H√° pouco mais de uma m√™s, no dia 2 de agosto, a Prefeitura de Belo Horizonte Horizonte publicou abertura de licita√ß√Ķes para a realiza√ß√£o de duas importantes obras de preven√ß√£o de enchentes na cidade.¬†

O plano da¬†Prefeitura de Belo Horizonte¬†√© realizar obras de otimiza√ß√£o do sistema de drenagem das bacias dos ribeir√Ķes da Pampulha e do On√ßa e a implanta√ß√£o da bacia de deten√ß√£o do Barreiro das Ind√ļstrias.

No caso das bacias dos ribeir√Ķes da Pampulha e do On√ßa , o valor total da obra do primeiro lote est√° estimado em R$ 212.960.867,46, com o prazo de execu√ß√£o de 1.020 dias corridos a partir da primeira ordem de servi√ßo. J√° para o segundo lote, o valor do teto √© de R$ 13.133.032,69, com prazo de execu√ß√£o de 300 dias.¬†

Mas em se tratando da Bacia de Deten√ß√£o, para a drenagem no Bairro das Ind√ļstrias os R$ 51 milh√Ķes seriam mais que suficientes. De acordo com a planilha da PBH, a obra est√° estimada em R$ 32.249.868,36

CONJUNTOS HABITACIONAIS

O dinheiro também seria bastante para construir cinco conjuntos habitacionais como o Juliana, na Região Nordeste de BH, entregue em março de 2011.

O conjunto abriga 192 apartamentos, em 24 prédios, onde foram investidos R$ 10.386.204,39.